sábado, 4 de setembro de 2010

Comentário - Comercial da Pepsi- Copa do mundo 2010

Clique para assistir ao video





Esse vídeo é o mais  novo comercial da pepsi - Copa do mundo 2010, no qual teve a participação de várias celebridades, os jogadores Lionel Messi, Thierry Henry, Kaká, Frank Lampard, Andrei Arshavin, Didier Drogba, e o cantor Akon. O comercial se passa na África, e nele os jogadores citados a cima estão "passeando" pela savana, quando o Thierry Henry ( atualmente jogador do New York Red Bulls) pede uma lata de refrigerante (PEPSI) a um garoto africano e ele responde que só lhe dará após uma partida de futebol, e os jogadores ficam espantados pois eles estão em meio a uma savana e não existe nenhum campo lá. É ai que o garoto da um sinal e surge muitos nativos e formam um campo humano e então começa a partida.
Esse vídeo foi nos mostrado em aula e logo em seguida foi aberta discussão sobre a sua ideologia. E nós, alunos ( 3º ano E - ensino médio FIEB) chegamos a conclusão que a principal idéia que esse comercial quis transmitir foi a união do povo africano, pois fica nítida a idéia que, o povo africano é unido, que os africanos estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros, mesmo quando não há interesse ou ligação pessoal alguma.Esse vídeo foi realizado em 2010, ano que acorreu a tão esperada Copa do mundo FIFA , na qual foi realizada no continente africano, na África do Sul pra ser mais exato. E um dos grandes desafios dessa Copa não era uma seleção Africana vencer, mas sim de acabar com o preconceito contra africanos e de provar ao mundo que o povo africano é unido e que era capaz de sediar com excelência uma Copa do mundo e conseguirão.
Além de debatermos o vídeo também o reproduzimos, deixando alguns alunos representando os jogadores e o restante que era a grande maioria formando o campo ( simulando as extremidades ). E foi muito divertido, no começo ficaram todos perdidos mas no fim ficamos todos entrosados e deu tudo certo.
_________________________________________________________________________

Obs: As palavras que estão de azul em destaque são links que possibilitam o acesso a seus respectivoss sites, ou a explicação de seus termos.

Comentário - " Pique- Bandeira "



A atividade " Pique-bandeira" é nada mais nada menos que uma brincadeira, uma descontração, um jogo. 
Esse jogo é bastante conhecido, diria que foi mais popular há alguns anos atrás, na época em que meus pais eram crianças, ou melhor , foi popular  crianças de mais ou menos uns 40 anos atrás, que são os adultos de hoje. Mas enfim, o que eu quero dizer com essa pontuação é que: essa atividade que minha professora de educação física ( Maria Cristina Lozano ) nos proporcionou não foi apenas mais um jogo que envolvesse todos os alunos, mas foi uma atividade que possui todo um histórico por de trás, fazendo com que nós aluno tivéssemos conhecimento de brincadeiras que eram praticadas pelos nossos pais. 
Nesse jogo a sala foi dividida em duas equipes nas quais foram distribuídas em um campo que era divido em duas partes, ou seja, a equipe " A "  ficou em um lado do campo e a equipe " B " do outro. O objetivo do jogo era resgatar um  objeto ( uma bola de futebol ) que estava no campo adversário e traze-lo de volta a seu campo. Mas não foi tão simples assim, por que quando um jogador iria passar para o campo adversário ele era " caçado " pela equipe adversária e quando era alcançado ( tocado) era então paralisado, perdia seu direito de movimentação, esse direito só era restabelecido quando um outro jogador (  da mesma equipe ) o tocava, assim eles poderiam correr para uma área do campo ( ainda no campo adversário) que não podia ser invadida pela equipe que estava sendo 'atacada', e era lá que estava o objeto ( bola de futebol) que tinha de ser resgatado para seu campo de origem.
vencia a partida a equipe que conseguisse realizar essa travessia primeiro, ou seja, a equipe que trouxesse o objeto de volta a seu campo venceria. 
Confesso que no começo do jogo nós alunos estávamos apreensivos sem muita reação e muito menos ação, mas com o decorrer da atividade fomos nos soltando, até que o jogo ' pegou fogo' . Essa atividade foi muito divertida e prazerosa. Além disso tivemos a oportunidade de vivenciar um jogo que era praticado por nossos pais. Foi muito legal !