sábado, 4 de setembro de 2010

Comentário - " Pique- Bandeira "



A atividade " Pique-bandeira" é nada mais nada menos que uma brincadeira, uma descontração, um jogo. 
Esse jogo é bastante conhecido, diria que foi mais popular há alguns anos atrás, na época em que meus pais eram crianças, ou melhor , foi popular  crianças de mais ou menos uns 40 anos atrás, que são os adultos de hoje. Mas enfim, o que eu quero dizer com essa pontuação é que: essa atividade que minha professora de educação física ( Maria Cristina Lozano ) nos proporcionou não foi apenas mais um jogo que envolvesse todos os alunos, mas foi uma atividade que possui todo um histórico por de trás, fazendo com que nós aluno tivéssemos conhecimento de brincadeiras que eram praticadas pelos nossos pais. 
Nesse jogo a sala foi dividida em duas equipes nas quais foram distribuídas em um campo que era divido em duas partes, ou seja, a equipe " A "  ficou em um lado do campo e a equipe " B " do outro. O objetivo do jogo era resgatar um  objeto ( uma bola de futebol ) que estava no campo adversário e traze-lo de volta a seu campo. Mas não foi tão simples assim, por que quando um jogador iria passar para o campo adversário ele era " caçado " pela equipe adversária e quando era alcançado ( tocado) era então paralisado, perdia seu direito de movimentação, esse direito só era restabelecido quando um outro jogador (  da mesma equipe ) o tocava, assim eles poderiam correr para uma área do campo ( ainda no campo adversário) que não podia ser invadida pela equipe que estava sendo 'atacada', e era lá que estava o objeto ( bola de futebol) que tinha de ser resgatado para seu campo de origem.
vencia a partida a equipe que conseguisse realizar essa travessia primeiro, ou seja, a equipe que trouxesse o objeto de volta a seu campo venceria. 
Confesso que no começo do jogo nós alunos estávamos apreensivos sem muita reação e muito menos ação, mas com o decorrer da atividade fomos nos soltando, até que o jogo ' pegou fogo' . Essa atividade foi muito divertida e prazerosa. Além disso tivemos a oportunidade de vivenciar um jogo que era praticado por nossos pais. Foi muito legal ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário !